Make your own free website on Tripod.com
III Copa do Mundo da FIFA - 1938
Domingos da Guia
Home

1264.jpg

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_da_Guia

Domingos Antônio da Guia (Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1912 — Rio de Janeiro, 18 de maio de 2000) foi um dos mais importantes futebolistas do Brasil, tendo sido revelado pelo Bangu Atlético Clube, assim como três irmãos e seu filho.

Zagueiro clássico e de execelente técnica é apontado como uns dos melhores do futebol brasileiro. Também foi pai de Ademir da Guia, maior ídolo da história do Palmeiras e irmão de Ladislau da Guia, o maior artilheiro da história do Bangu (com 215 gols), clube que revelou as duas gerações de craques para o futebol brasileiro .

Além do Bangu e da Seleção Brasileira, Domingos da Guia jogou ainda no Nacional do Uruguai, Vasco da Gama, Flamengo, Corinthians e Boca Juniors da Argentina.

Domingos da Guia, apelidado de Divino Meste, foi campeão uruguaio pelo Nacional em 1934, no mesmo ano foi campeão Carioca pelo Vasco e no ano seguinte, 1935, foi campeão Argentino pelo Boca Juniors.

Pela Seleção foram 30 jogos, sendo 19 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. da Guia jogou a Copa do Mundo de 1938, onde o Brasil ficou em terceiro lugar. Com a Seleção ele foi campeão da Taça Rio Branco em 1931 e 1932 e da Copa Rocca em 1945.

Volta à página principal